domingo, 13 de fevereiro de 2011

Montando uma roupa de cosplay

Um cosplay não é apenas uma fantasia de um personagem, é uma coisa que você incorpora porque aquele personagem mexeu com vc e vcs dois tem coisas em comum , como personalidade, aparência , manias, ou simplesmente porque vc achou ele lindo e gostaria de fazer...

Pontos básicos para fazer um cosplay:

Roupas e tecidos:
Para se fazer uma roupa cosplay, você deverá escolher os materiais corretos. Existem vários tipos de tecidos que podem variar de textura, cor, qualidade, caimento e preço. Mas existem diferentes tipos de tecidos para diferentes tipos de cosplay. Para saber que tipo de tecido seu cosplay precisa, defina primeiro que tipo de roupa ele é. É um uniforme colegial? Uma roupa mágica? É feita para um combate? Ou é mais sofisticada? Depois de chegar a uma definição do tipo de roupa que você precisa, você poderá se perguntar que tecidos poderiam ser usados de forma coerente com o conceito da roupa.
Sempre que você for escolher o tecido do seu cosplay, observe suas imagens de referência e tente perceber como o tecido se comporta sobre o corpo do personagem. Forma dobras largas ou estreitas? Quanto mais finas as dobras e vincos, mais leve o tecido. Parece fluído e esvoaçante? Ou parece ser mais rígido, armado? Ele se ajusta perfeitamente ao corpo do personagem como uma malha? E quanto a textura? Parece ter algum brilho ou é opaco? Se tiver brilho, é acetinado, plástico, ou como o brilho do couro? A textura parece aveludada? Tem alguma transparência? Prestando atenção nessas características já se tem uma boa idéia do tipo de tecido que você deve procurar nas lojas.

Oxford

Alguns tecidos são usados com maior freqüência pelos cosplayers, pois a maioria das roupas nos animes tem caimento e texturas parecidas. Um dos mais requisitados é o Oxford, que serve muito bem para uniformes e roupas comuns em geral, pois tem as vantagens de não amassar, ter uma enorme variedade de cores, não ser caro e ainda ficar bonito nas fotos!



Malhas

Tecidos tipo Lycra são muito usados para roupas que precisam estar muito bem ajustadas ao corpo sem perda de mobilidade. Se a roupa aparece colada ao corpo e sem dobras, tecidos como Lycra, Energy, Helanca, Cotton, Suplex e outros tipos de malhas são a melhor opção. Esses tecidos são encontrados em lojas especializadas, as malharias.

Malhas




Cetim

Tecidos como o Cetim devem ser usados com muito cuidado. Eles brilham muito, e por isso qualquer amassado, costura ou dobra fica mais do que evidente, o que pode deixar o visual do seu cosplay ruim, a roupa pode ficar com cara de fantasia de carnaval e perder o realismo. (Isso fica ainda mais evidente em fotos com flash.) É melhor deixar o cetim para os detalhes ou para as roupas mágicas, que não precisam ser realistas. Ainda sim, cuidado com o tipo de cetim. Os muito baratos costumam ser de má qualidade e desfiam muito. Prefira os mais delicados e de textura mais suave.




Tecidos transparentes

Tecidos transparentes quase não são usados em cosplays de animes, onde as texturas são quase sempre chapadas, esse tipo de tecido aparecem mais em ilustrações e vídeo games, mas também podem aparecer em alguns animes. Os mais usados são Voil (Voal), Organza e Tule. Existem muitas variações, com brilho e texturas diferentes.
Tule comum é mais grosseiro e armado, melhor não usá-lo em nada que fique aparente, pois, assim como o cetim, pode lembrar uma fantasia de carnaval. Mas é muito bom para dar volume a anáguas.




Courino, Vinil e Veludo
Alguns dos tecidos mais fáceis de identificar em um futuro cosplay, que são o Veludo, o Vinil Stretch, e as Imitações de Couro (Courino). Eles têm texturas bem características e um efeito muito bonito. Existem vários tipos de veludo, cai bem em vestido do estilo Vitoriano, bem glamurosos e tem um aspecto e toque bem bonito. Os tecidos sintéticos são mais quentes, alguns importados são lindos e caríssimos, os com Stretch( material elástico) são mais finos, tem elasticidade, não esquentam tanto e são os mais usados. Vinil Stretch e Imitações de Couro têm algumas semelhanças, só que o primeiro ter um brilho plástico, e o segundo imita a textura do couro. Existem muitas variações de couro de diferentes animais. Algumas imitam apenas a textura, e são bem leves. O Vinil Stretch tem sempre a mesma textura, embora a elasticidade possa variar.



Pelúcias

Pelúcias são ótimas imitações de pelos de animais. Há variações com pelos de diferentes tamanhos, quanto mais alto o pelo, mais cara a pelúcia. Também pode-se encontrar pelúcias com estampas coloridas ou que reproduzam o pelo de animais específicos como ovelhas, dálmatas, onças e tigres.



Tecidos Peletizados

Os tecidos peletizados são aqueles que possuem micro pêlos, tendo uma textura aveludada e agradável ao toque, são eles: Microfribra, Tactel e Brim. O tactel por exemplo é um tecido bem barato e tem uma enorme variações de cores.

Entretela

Entretela é um tecido de algodão, engomado, que pode ser costurado no tecido do seu cosplay para armar e dar mais sustentação a ele. São muito úteis em cosplays com roupas que contrariam as leis da gravidade.






Existem muitos outros tipos de tecidos, cada um com características próprias que podem fazer de alguns deles os tecidos perfeitos para o seu cosplay. Basta saber procurar. Tenha em mente as características do tecido que procura e algum tipo de referência da cor exata que você precisa encontrar. Compare preços, e saiba a quantidade que vai precisar de cada tecido antes de sair para comprá-los.

Se quiser, peça amostras dos tecidos nas lojas, e faça colagens com elas para ver o efeito da combinação de tecidos e comparar com as suas imagens de referências. É um ótimo recurso para evitar ter, sem querer, tecidos que “brigam” entre si em um mesmo cosplay. Lembre-se de que o seu cosplay deve ser convincente, fiel e realista. E a escolha do tecido mais adequado já é um grande passo nesse caminho.



Espero ter ajudado XD

Mi.Zu

Um comentário:

  1. Nossa, muito bom o texto! Espero conseguir escolher bem o material pro meu cosplay depois de ter lido! Tem ótimas dicas!

    ResponderExcluir